Baratti & Milano

Baratti & Milano, actualmente no centro de Turim, integra a história e tradição da confeitaria italiana, tenho ganho o estatuto de fornecedora da Casa Real, como o testemunha o brasão de armas que ostenta. De facto, a casa de Sabóia autorizou o uso do seu brasão, juntamente com os emblemas do Rei Victor Emmanuel II e do Príncipe Amadeo de Aosta.

A casa Baratti &a Milano, foi criada em 1858 por dois jovens empreendedores e ambiciosos, Ferdinando Baratti e Edoardo Milano, que começaram por abrir uma loja de confeitaria e bebidas espirituosas na Via Doragrossa. Antes, contudo, Milano passou uma temporada em Paris, onde aprendeu novas receitas e comprou a maquinaria necessária aos seus propósitos.
Entretanto, com a inauguração da “Galleria dell’Industria Subalpina”, em 1875, viriam a ocupar um espaço particularmente requintado que não terá passado despercebido numa publicação local, a qual, em 4 de Fevereiro de 1875 descrevia o seguinte:

“Na nova Galleria dell’Inndustria Subalpina, abriu um esplêndido local que, pela sua dimensão, riqueza e qualidade de decoração, e a sua exótica e imensa variedade de produtos, rivaliza e até mesmo supera todos os outros, tanto os do seu próprio estilo, como os melhores estabelecimentos de estilos diferentes em Turim “.

Desde essa data a casa fez as delícias dos clientes mais sofisticados do meio intelectual e artístico e tornou-se um local de paragem obrigatória nos passeios debaixo das arcadas, onde os senhores tomavam vermutes e vinhos e as senhoras o chocolate misturado com café, acompanhando-os com beignets, pralinés e doces perfumados.

… E hoje, o requinte ainda lá mora!

Na imagem, um chocolate branco com extracto natural de rosas, Baratti & Milano, acompanhado com um chá servido numa chávena da Vista Alegre, decoração “Leitura Nova”, inspirada nos arquivos da Torre do Tombo, Século XVI.

Na imagem de destaque, uma fotografia (da autoria de Tachos&Porcelanas), de uma das montras da Baratti & Milano, Turim, onde é apresentado o chocolate branco com extracto natural de rosas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *