O serviço do restaurante “à la carte” do Titanic

Em 2011, a Royal Crown Derby (RCD), para comemorar o centésimo aniversário do fatídico navio Titanic, reproduziu um serviço com o mesmo motivo decorativo que lhe tinha sido encomendado, em 1911, pela White Star Line (WSL). A RCD foi, de facto, a escolhida por esta empresa para produzir o serviço de porcelana a ser utilizado no restaurante «à la carte» da primeira classe. A encomenda do serviço foi tratada entre a RCD e a Stonier & Co of Liverpool, uma companhia de venda a retalho de vidros e porcelanas, escolhida pela WSL para tratar do recheio do Titanic.
Stonier & Co of Liverpool apresentou à WSL em 01.11.1910 uma lista com 7 motivos decorativos diferentes, entre os quais o 8288, que foi o escolhido tanto para ser usado no Titanic como no Olympic.

Em 31.01.1911, a encomenda para o Titanic foi feita, tendo a WSL solicitado o uso, a cor verde, do logótipo da Ocean Steam Navigation Company (OSNC) ladeado por uma grinalda. Foram, assim, encomendados, entre outras peças, 600 pratos rasos, 150 pratos de sopa e de pequeno-almoço, 100 pratos de salada, 150 chávenas de pequeno-almoço com pires, 100 chávenas de chá com pires e 36 cremeiras.

Em rigor, a RCD tem continuado a produzir o serviço (que pode ser adquirido através do respectivo site, de onde a imagem da chávena foi retirada) mas abstendo-se de usar, no centro, o logótipo da OSNC.

O serviço original, esse, jaz no fundo do mar…

Curiosidades!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *