O Chá Darjeeling

O chá de Darjeeling («O Lugar do Raio»), levemente floral e frutado, é um chá preto proveniente desta cidade do Estado Indiano de Bengala. Fica perto do monte Kanchenjunga, a montanha mais alta da Índia.
Trata-se de um chá particularmente apreciado pelos britânicos, o que talvez se possa justificar pelo facto de Darjeeling, por ter um clima temperado, corresponder à região onde os ingleses se refugiavam, aquando da ocupação da Índia, para fugirem ao calor na estação do verão. A plantação do chá, em Darjeeling, é relativamente recente – começou em 1841 – e foi uma das produções implantadas pelos ingleses para desenvolver a região. Daqui resultou a exploração da Camellia sinensis e a produção de um dos chás mais apreciados do mundo.
A sua colheita, nos jardins de chá (assim se referenciam as plantações) divide-se em três momentos distintos; o primeiro, que ocorre em Março-Abril, é o que dá início à temporada (a infusão tem um aroma essencialmente vegetal, com notas de uva moscatel); o segundo, que ocorre de Junho a Agosto, é o que fornece a verdadeira essência do chá Darjeeling que, nesta fase, pode atingir preços elevadíssimos perto dos 800 dólares por quilo (as folhas são castanhas, têm gomos e o aroma é frutado). Finalmente, o terceiro momento ocorre em Outubro, passadas as monções (o chá é mais forte e o aroma por vezes muito oxidado).
Depois de as folhas serem colhidas, o mais perto possível do galho onde a concentração da seiva do arbusto é maior, são colocadas a secar e, em seguida, são levadas a fermentar; finalmente são torradas a 90 graus e divididas consoante o tamanho.
Das diversas plantações de Darjeeling, Tachos&Porcelanas distingue a primeira fazenda a ser criada na região em 1858, a Makaibari Tea Estates, a qual já teve oportunidade de visitar pessoalmente, tendo ali adquirido a caixa de chá da imagem.
A preparação de um chá Darjeeling deve seguir algumas regras: deve utilizar-se água quente à temperatura de 95 graus (quase a ferver), na relação de 10 gramas para 1 litro de água, com um tempo de infusão entre 2 a 4 minutos.

Curiosidades!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *