Tachos&Porcelanas admira o Gomil D. Manuel I.
Trata-se de um gomil que se insere num conjunto de porcelanas referidas como as “primeiras encomendas”; esta expressão identifica as peças que foram encomendadas quando os portugueses chegaram à China (1513) e que exibem a combinação das características orientais com as nobiliárquicas ocidentais, neste caso, portuguesas.
Presume-se que este gomil tenha sido encomendado para o rei D. Manuel I, tendo o respectivo manufactor seguido uma gravura num Livro de Horas, uma vez que exibe o emblema do Rei: uma esfera armilar com uma faixa, em sentido descendente, onde se lê “In Deo Spero”.
Proveio da província de Fugian, na China, e foi feito no reinado Xuande (1426-1435) da Dinastia Ming.
D. Manuel I (1469-1521), o Afortunado, continuou com a política dos descobrimentos iniciada nos reinados anteriores; foi sob o seu reinado que se descobriu o caminho marítimo para a Índia (1498, com Vasco da Gama), o Brasil (1500, com Pedro Álvares Cabral) e se chegou às ilhas Molucas.
Foi sobretudo graças à prosperidade do comércio das especiarias, que foram realizadas no Reino de Portugal várias obras arquitetónicas que ficaram conhecidas pelo chamado «estilo manuelino».
Curiosidades!!!