A Cozinha Macaense

De acordo com o fundador da Confraria da Gastronomia Macaense, é um erro afirmar que a cozinha macaense é parecida com a chinesa. Na realidade, trata-se de uma cozinha que tem como sabor principal o ponto de chegada, a Macau, dos passos dos portugueses por terras de Moçambique, da Índia, da Malásia e mesmo do Brasil, não obstante ter adquirido uma identidade própria.

A cozinha de Macau ergue-se, assim, sobre a cozinha tradicional portuguesa a qual, contudo, sofreu adaptações aos ingredientes e utensílios disponíveis naquele lugar e às especiarias ali chegadas. Uma das refeições sociais mais ricas, o “Chá Gordo”, era composta por mais de vinte pratos diferentes e testemunha viva da fusão de produtos provenientes de sítios tão longínquos mas com proximidade conseguida pela mestria dos portugueses!

Tachos&Porcelanas, em visita recente ao Museu de Macau, na Fortaleza do Monte (importante estrutura militar construída pelos jesuítas, entre 1617 e 1626, que protegeu Macau da tentativa da invasão dos holandeses em 1622) ficaram impressionados com uma instalação que consistia numa mesa onde estavam expostas réplicas artificiais dos pratos característicos da cozinha macaense. T&P Não resistiram em fotografá-la e, pela beleza do seu pormenor, a partilhá-la em “Momentos“.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *