Rosbife

Ingredientes (3 a 4 pessoas):

  • 1 Peça de Rosbife com 1 kg
  • 4 Dentes de alho
  • 2 Folhas de Louro
  • 1 Colher de sobremesa de pimenta verde em grão
  • 1 Colher de chá bem cheia de sal
  • 1 Colher de sopa de azeite + um pouco para selar a peça

Modo de preparação:

No dia anterior ao de servir a peça de Rosbife, picam-se os dentes de alho e as folhas de louro numa picadora. Transferem-se para um almofariz, juntando-se-lhes a pimenta, o sal e o azeite. Trabalha-se a mistura até os grãos de pimenta e o sal estarem esmagados. Envolve-se a peça de Rosbife com o preparado e sela-se com película aderente. Reserva-se no frigorífico até ao dia seguinte.

No dia seguinte, aquece-se o forno a 200 graus, evitando-se o programa com ventilador.

Enquanto aquece, coloca-se um pouco de azeite numa frigideira e liga-se o lume forte. Coloca-se a peça na frigideira e sela-se a toda a volta, isto é, deixa-se alourar fazendo uma espécie de crosta… este processo vai permitir que, quando no forno, a carne cozinhe no próprio suco.

Depois de selada, transfere-se para um tabuleiro, regando-se com o azeite que sobrou da frigideira já liberto de impurezas, e leva-se ao forno durante 30 minutos exactos. Decorrido este tempo, desliga-se o forno, abre-se a porta do mesmo, envolve-se o tabuleiro com uma folha de papel alumínio e deixa-se repousar 5 minutos.

Em seguida, corta-se a peça em fatias o mais finas possível, regando-as ligeiramente com o molho libertado no tabuleiro e serve-se de imediato.

Na imagem, o Rosbife servido em “Famille Verte” da Vista Alegre – Mottahedeh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.