Relíquias da casa da avó

“Como se janta (sopa e um prato) com 3 (escudos) – Cem Jantares Diferentes”, escrito por Rosa Maria, é um pequeno livro com 40 páginas, publicado pela Empresa Literária Universal, na qual são dadas cem sugestões para a confecção de receitas económicas. O exemplar exibido na imagem, foi encontrado por Tachos&Porcelanas no meio de dezenas de receitas extravagantes, manuscritas, na casa da avó paterna. A obra é omissa quanto à data em que foi publicada, mas o interesse histórico e culinário que desperta é muito.

A autora dirige-se, na terceira página, às donas de casa num tom dedicado, que a seguir se reproduz:

«Às donas de casa,

Tendo verificado o sucesso que obteve a 3.ª edição do meu livro, Como se almoça por 1$50, resolvi fazer completar esta obra, facilitando a V.Ex.ªs a maneira de dar jantares económicos e diferentes, podendo variar cem vezes.

É esta uma das facilidades que o meu livro oferece, e são tão interessantes os menús, que não há boa dona de casa, que não tenha apreciado as minhas obras de culinária e considerá-las de perfeita utilidade.

Aqui vos deixo, pois, exarados os meus agradecimentos pelos aplausos que de toda a parte me deram, de pôr à venda obras tão úteis e económicas.

Rosa Maria».

 

Ainda na imagem, uma peça antiga de porcelana das manufacturas de Limoges.

Momentos!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *