Ingredientes (para 1 hambúrguer):
- 120 Gramas de carne de porco picada (sugere-se a escolha da peça de carne inteira no talho e a solicitação, ao talhante, da sua picagem no momento da compra)
- 1 Dente de Alho muito bem picado
- Sal q.b.
- Cominhos q.b.
- Mistura de pimentas (moídas no momento) q.b.
- Azeite q.b. (para temperar e para cozinhar o hambúrguer)
- 5 Ameixas secas descaroçadas
- 1 Cálice do Vinho do Porto
- 1 Colher de sopa de leite (de preferência gordo)
Modo de preparação:
Colocam-se as ameixas, cortadas ao meio, a macerar no Vinho do Porto, durante algumas horas.
Tempera-se a porção de carne com o alho, o sal, as especiarias e o azeite, e deixa-se repousar durante umas horas envolta em película aderente.
Uma vez pronta, divide-se a porção de carne em duas partes exactamente iguais (60 gramas cada). Num aro de metal (com 8 centímetros de diâmetro) coloca-se uma das porções e prime-se até o espaço estar completamente preenchido. Em seguida, colocam-se as ameixas (previamente bem escorridas) premindo-se ligeiramente. Cobrem-se as ameixas com a segunda porção de carne e repete-se a operação desenvolvida com a primeira.
Numa frigideira, coloca-se um pouco de azeite ao lume e, em seguida, o aro com o hambúrguer. Deixa-se cozinhar um pouco e, com a ajuda de uma espátula, vira-se o aro, de forma a cozinhar a segunda superfície do hambúrguer. Uma vez cozinhada, retira-se delicadamente o aro e vira-se mais uma ou duas vezes para se eliminar o excesso de suco das superfícies em contacto directo com as ameixas. Uma vez cozinhado, retira-se para um prato. Na frigideira despeja-se o Vinho do Porto em que as ameixas maceraram e acrescenta-se o leite (pode acrescentar-se mais um pouco de pimenta e/ou outras especiarias de que se goste e em substituição do leite podem usar-se natas). Deixa-se cozinhar um pouco e, uma vez pronto, rega-se o hambúrguer.