Ingredientes (12 pessoas):
- 2 Litros de leite gordo
- 2 Chávenas de café de arroz carolino (ou arroz especial para arroz-doce)
- Casca (só a parte laranja) de uma laranja grande
- 2 Paus de canela grossos
- 1 Colher de sopa de manteiga
- 1 Pitada de sal
- Água q.b.
- 7 Gemas
- 8 Colheres de sopa de açúcar
Modo de preparação:
(Um arroz-doce cremoso e delicioso exige, na perspectiva de Tachos&Porcelanas, muita paciência; deve ser feito em lume muito brando e deve usar-se o leite frio e não quente).
Num tacho, coloca-se o arroz, a manteiga, a casca da laranja, os paus de canela e o sal e cobre-se com água. Leva-se ao lume (muito brando) mexendo-se ocasionalmente, até a água evaporar e o arroz cozinhar ligeiramente. Em seguida, acrescenta-se um pouco do leite (o equivalente a uma chávena de chá, sensivelmente) e deixa-se ferver, mexendo ininterruptamente… volta a acrescentar-se a mesma quantidade de leite e deixa-se ferver um pouco… repete-se a operação sucessivamente até se esgotar o leite. Em seguida, depois de se certificar que o arroz está bem cozido, acrescenta-se o açúcar, mexendo muito bem. Descartam-se as cascas da laranja e os paus de canela.
Numa taça, mexem-se as gemas. Com uma colher de sopa, acrescenta-se às gemas um pouco do arroz-doce, mexendo rapidamente para não cozerem. Depois de bem envolvido, acrescenta-se-lhes mais um pouco do arroz-doce.
Retira-se o tacho do lume e acrescenta-se o preparado das gemas ao arroz-doce, envolvendo muito bem. Finda a operação, leva-se, de novo, o tacho a lume brando até aquecer (perto de ferver), mexendo ininterruptamente.
Coloca-se arroz-doce num prato fundo, de servir, e depois de arrefecido enfeita-se com canela em pó.
Observação: na imagem, um pouco do arroz-doce preparado por T&P, servido num serviço da Vista Alegre da década de 30 do século XX, adquirido por ocasião das bodas de casamento da avó paterna.