Ingredientes (10 pessoas):
- 200 Gramas de alperces secos partidos em pedaços pequenos
- 200 Gramas de sultanas
- 200 Gramas de sultanas claras
- 200 Gramas de passas sem grainha
- 100 Gramas de arandos secos
- 100 Gramas de amêndoa palitada
- 200 Mililitros de Brandy (mais cerca de 6 colheres de sopa)
- Sumo de 1 laranja
- Raspa de 2 laranjas
- 325 Gramas de manteiga sem sal
- 100 Gramas de açúcar amarelo
- 220 Gramas de açúcar mascavado
- 5 Ovos, classe M
- 300 Gramas de farinha sem fermento
- 1/2 Colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 75 Gramas de miolo de amêndoa em pó
- 1 Colher de sopa de gengibre em pó
- 1 Colher de sopa bem cheia de mistura de canela em pó, erva doce em pó e cravinho em pó
- 1 Colher de sopa de mel
Modo de preparação.
Dia 1:
Numa taça, colocam-se os alperces, as sultanas, as sultanas claras, as passas sem grainha, os arandos, a amêndoa palitada e a raspa das laranjas. Rega-se com os 200 Mililitros de Brandy e com o sumo de 1 laranja e envolve-se muito bem. Tapa-se a taça e reserva-se em local escuro durante 24 horas, mexendo ocasionalmente.
Dia 2:
Prepara-se uma forma redonda com 23 centímetros de diâmetro e 8 de altura. Coloca-se a forma sobre papel vegetal e marca-se o diâmetro. Cortam-se dois discos de papel vegetal do mesmo diâmetro da forma. Com um fio, mede-se o perímetro da forma e corta-se uma tira de papel vegetal ligeiramente maior do que esse perímetro. A tira de papel deve ter duas vezes e meia a altura da forma.
A tira de papel é depois cortada (cortes de 1 centímetro de altura) de 2 em 2 centímetros.
Unta-se o fundo e os lados da forma com manteiga. Coloca-se o primeiro disco no fundo. Coloca-se a tira de papel em toda a volta da forma, dobrando-a nos cortes e «colando-os» ao disco no fundo da forma. Unta-se o segundo disco de papel vegetal com manteiga e coloca-se sobre o primeiro; os cortes da tira ficam, assim, entre os dois discos.
Liga-se o forno a 140º graus; o bolo deverá cozer no fundo do forno, sobre a grelha do forno.
Bolo:
Numa taça misturam-se todos os ingredientes secos, à excepção dos açúcares.
Noutra taça, bate-se, muito bem, a manteiga com os açucares. Em seguida, acrescentam-se os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada adição. Junta-se-lhe a mistura dos ingredientes secos, envolvendo-se bem. Em seguida a colher de mel. Por fim, a mistura dos frutos secos preparada na véspera.
Coloca-se a mistura na forma, alisa-se a superfície com uma espátula e leva-se a cozer no forno cerca de 3 horas e meia – 4 horas.
Uma vez cozido – a superfície fica num tom castanho escuro dourado e espetando um pau de espetada no bolo este sai totalmente seco – retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. Desenforma-se sobre uma rede, descartando as folhas de papel vegetal, e espeta-se toda a superfície com um pau de espetada até meio, em intervalos regulares. Rega-se com duas colheres de sopa de Brandy.
Envolve-se abundantemente em papel vegetal e depois em papel de alumínio e reserva-se dentro de uma caixa protegida do ar. Uma semana e meia depois deve ser novamente regado com duas colheres de sopa de Brandy, envolvido no mesmo papel vegetal e depois no mesmo papel de alumínio e reservado na caixa. Uma semana e meia depois repete-se a operação descrita anteriormente.
O conveniente é que o Bolo seja ensopado três vezes em Brandy. No entanto não deve sê-lo em demasia, caso contrário ficará encharcado, o que é de evitar.
Na imagem, uma fatia do Bolo servida no serviço de Natal “Christmas Magic” da Vista Alegre.
1 comentário em “Bolo de Natal Britânico”