Ingredientes (6 pessoas)
- 400 Gramas de cenouras cruas descascadas e partidas em pedaços
- 280 Gramas de açúcar (mais 200 Gramas para o caramelo)
- 50 Gramas de manteiga
- 1 Colher de sopa bem cheia de farinha Maizena
- 4 Ovos classe L
- 1 Pau de canela
- Canela em pó a gosto
Modo de preparação:
Colocam-se as 200 gramas de açúcar numa forma de pudim e leva-se ao lume (brando) até caramelizar, o que deve acontecer ao fim de 5 minutos; deve-se mexer suavemente a forma durante a caramelização. Forra-se o interior da forma com o caramelo e reserva-se.
Numa panela coze-se a cenoura descascada, partida em pedaços, com o pau de canela. Uma vez cozida, escorre-se muito bem, descarta-se o pau de canela e reduz-se a puré com a ajuda de um passevite ou de um robot de cozinha.
Numa taça batem-se, muito bem, os ovos com o açúcar. Acrescenta-se, de seguida, a manteiga bem amolecida previamente mexida com a farinha, e o puré de cenoura. Acrescenta-se um pouco de canela em pó e envolve-se bem.
Coloca-se este preparado na forma caramelizada, tapa-se e coze-se no forno a 180 graus, em banho-maria, durante uma hora.
Depois de cozido, retira-se do forno, deixa-se arrefecer e desenforma-se no prato onde se pretende servir. Deve manter-se o pudim coberto pela forma, no frigorífico, até ao momento de servir.
Ao servir-se, sugere-se um Vinho do Porto a acompanhar.
Na imagem, uma fatia do Pudim de Cenoura Aromatizado com Canela servido no serviço Goa da Vista Alegre.